28 de julho de 2010

Ultimas considerações sobre o episódio em Hockenheim

Depois de alguns dias indignado com a manipulação do resultado da corrida na Alemanha pela equipe Ferrari, lendo as mais enfadonhas justificativas pelo ocorrido, resolvi encerrar essa assunto definitivamente fazendo algumas considerações.

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que a indignação não é pelo fato da equipe italiana ter privilegiado o piloto espanhol ao invés do brasileiro,o inaceitável é a manipulação do resultado do modo como foi feito, independente da nacionalidade do piloto.
O time não tinha necessidade de agir desse modo, ainda mais a essa altura do campeonato.
Atitudes como essa, deixam as demais equipes com "cara de bunda", imagine se equipes como Red Bull e McLaren fizessem o mesmo, favorecendo somente um piloto, Corridas como na Turquia, onde a luta entre companheiros de equipe foi a tônica, será parte do passado.

Essa não é, nem pode ser a essencia deste esporte. É evidente que ordens de equipe existem e sempre existirão, não vou ser hipócrita em afirmar o contrário, apesar de não concordar com essa prática.

 O principal responsável pela situação em que se encontra dentro da Ferrari é o próprio Felipe Massa, ele deixou Fernando Alonso chegar de mansinho e crescer dentro do time,o brasileiro ainda teve algumas chances de tentar se impor, mas optou sempre pela submissão, alegando sempre o bem da equipe.
Talvez seja mesmo a falta de braço para acompanhar o espanhol, ainda que apontem o carro, e até os pneus como dificuldades para o brasileiro,o equipamento é o mesmo para ambos.
No realidade Felipe Massa virou segundo piloto, pela sua performance ao longo da temporada. Ainda assim não justifica sua concordância em fazer parte de uma armação como aquela.

No fim das contas todos perderam. Felipe Massa que caiu no descrédito com  fãs da categoria mundo afora e principalmente no Brasil, Fernando Alonso volta a manchar  sua carreira ao fazer parte e fomentar tal ação, a Ferrari em novamente utilizar dos meios mais imundos atingir seu objetivo, a FIA por não tomar uma atitude exemplar quando deveria e a categoria como um todo. Os fãs do esporte sentiram-se como verdadeiros "palhaços" ao assistir um corrida como aquela.

De concreto mesmo só a punição "pra italiano ver", que a FIA impôs a Ferrari de 100 mil dólares, que no fundo é um cafézinho para o time italiano.
Alguns dirão que a corrida está sob judice, onde o Conselho Mundial irá analisar o caso dia 10 de setembro, na véspera do GP da Italia. Lembrando que o time italiano correrá o risco de perder todos os pontos dessa corrida da vergonha.

Seria mesmo o correto, devolveria credibilidade a categoria, mas não acredito que isso aconteça.
Pelo histórico do conselho,eles devem sim punir a Ferrari com uma sansão, mas naquele estilo,"Olha o que vcs fizeram é errado,o time perderá todos os pontos do campeonato,mas(sempre tem o mas)só em caso de reincidência,então não façam mais tá bom?", portando ficará tudo como está.

Infelizmente essa é a pratica desse pessoal que comanda, ainda mais com a declaração de Bernie Ecclestone dizendo que ordem de equipe é normal, e que esse item que proibe tal coisa deveria ser eliminado definitivamente do regulamento, preciso dizer mais?

Dito isso, a vida segue voltando a normalidade deste blog,a lguns companheiros da blogosfera estão fazendo um movimento de paralização de suas atividades até o próximo domingo, movimento esse que respeito e acho justo.
Minha forma de protestar foi não escrever nenhum post sobre a corrida, além de ficar estes dias refletindo sobre a decisão de continuar ou não escrevendo a respeito, e  a dedicar meu tempo a esse esporte.

4 comentários:

Raphael disse...

Sabemos que não foi a primeira vez - e infelizmente nada indica que será a última.

Quanto a "dedicar seu tempo escrevendo sobre esse esporte", relaxa Marcelo, sempre tem GP2, F2, F3, Indycar, vários outros espetáculos que merecem a nossa atenção.

Grande abraço!

Ron Groo disse...

é como eu disse, vai ser: "-ai ai ai ferraria feia, não faz mais, se não ó!".

Anselmo Coyote disse...

Olha, amigo Marcelo.
Seu post é muito bom e vc foi muito sensato ao fazê-lo. Ficou muito bom e reflete sem subterfúgios a sua opinião que, por acaso, tem muitíssima semelhança com a minha. Principalmente no que se refere ao Massa não ter sido homem nas primeiras investidas do Alonso desde a primeira corrida. Ali ele deveria ter demarcado o seu território. Não o fez, deu no que deu.

Mas (tem mesmo sempre um mas), nenhum de nós pode ser hipócrita. A Ferrari é useira e vezeira em falcatruas, antes mesmo da Austria 2002.

O Alonso, ótimo piloto, é completamente desprovido de caráter e todos nós sabemos disso. Todo lugar onde ele passa fica impregnado de merda.

Ninguém esperava honestidade da equipe e do Alonso, mas sim do Massa. Lamentavelmente ele decepcionou a todos nas pistas e fora delas.

Então, que pague por isso, como o pagaram o Rubinho e o Nelsinho. Aliás, ele vivia criticando os dois e dizia que não faria essas coisas e tal.

Por fim, se nós sabíamos que a conduta da combinação Alonso/Ferrari seria dessa natureza, obviamente o Massa também sabia. Mas, (por falta de braço), mesmo assim quis dar uma de bonzinho e jogar para os bastidores. Perdeu nos bastidores e nas pistas. O que mais ele quer que aconteça?

Ele merece.

Que pague por isso, repito, como pagaram (e estão pagando) o Rubinho e o Nelsinho.

Então, novamente, eu devo concordar com o seu post. Está perfeito.

Abs.

Salete Corrêa disse...

A F1 parece estar querendo abrir as portas do submundo nessa temporada, escancarando, disputa entre pilotos, imparciliadade interna e claro, e manipulação claro!

Ainda adoro aproveitar mus sábados e domingos assitindo treinos e GPs, acho sim que os fatos ocorridos no decorrer de 2010 podem mudar algumas coisas dentro do mundo automobilistico, pois tudo ficou muito claro aos olhos do público.

Alonso está longe de ser um dos meus piltos preferidos em talento ou pessoa, acho que a equipe tem mais culpa do que os pilotos, já que deveria manter a cordilidade entre sues esportistas, e só faz piorar!

Agradeço sua visitano nosso Blog, sua vista será sempre bem-vinda http://pontapedepartida.blogspot.com/!

Se realmente gostar do nosso trabalho, ajude votando: http://ow.ly/2ifcF

Grande abraço!